Pular para o conteúdo principal

Destaques

Mudas de Plantas em Cápsulas de Café

Você é daqueles fãs de café em cápsulas, e que costuma tomar com muita frequência?! Já deve ter reparado então que a sua quantidade de lixo aumentou, não é mesmo? Neste caso, o que você faz com estas cápsulas de café usadas?

Bem, existem muitas formas de descarte, mas muitas pessoas ainda têm o hábito de jogá-las no lixo comum, até por conta da borra de café que se acumula no seu interior. Vamos mostrar aqui para vocês que há um destino de forma bem  sustentável para elas!

Foto: Rosa Montesa, da Reciclado Creativo.
Projeto usa Cápsulas de Café para colocar Mudas de Plantas As principais empresas que vendem cafés em cápsulas têm se preocupado com o descarte correto cada vez mais e estão buscando alternativas e ações que engajem seus consumidores. Mas, a realidade está longe de ser a ideal. Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2019 serão consumidas 16 mil toneladas de café por meio dessas cápsulas.

Tem um grupo de pessoas que já vem encontrando uma …

Dica para Preparo de Café com Filtro de Papel

Bom pessoal, para quem ainda não conhece o passo a passo para o preparo de café com filtro de papel, ou ainda não se arriscou e pretende começar embora não saiba o que vem primeiro, confira essa matéria e saia daqui pronto para preparar o seu primeiro cafezinho coado!


Irei começar o post com a seguinte dica: utilize cafés com moagem média ou fina (confira ao final do post uma explicação que preparei sobre os diferentes tipos de moagem! Bastante útil!).

Tudo pronto?! Vamos começar:

1. O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros.

2. Dobre sempre o filtro de papel nas ranhuras para que ele se encaixe perfeitamente nas paredes do porta-filtro.

 
3. Atenção: Caso você só possua o filtro de papel tradicional Melitta (conforme figura acima), e precise preparar seu café utilizando o método de coado com o Hario V60, dobre o filtro em uma das extremidades de forma a transformá-lo em um triângulo. Voilà!


4. Para a quantidade de pó, utilize uma medida padrão. Conforme já comentei no post Dicas para um Bom Preparo de Café, recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). Essa é a medida padrão, mas fica meio que a seu critério de gosto e intensidade de sabor. Quanto mais pó, mais forte o sabor do seu café.

5. Antes de adicionar o pó no filtro de papel, aqui mais uma dica bacana: molhe levemente o papel despejando apenas um pouco da água já fervida, mas bem pouco. Essa medida tira mais do 'sabor' do papel, preparando seu filtro para receber o pó de café na sequencia.

6. Coloque o pó no filtro. Não aperte, nem compacte a camada de café.

7. A água não deve ferver (temperatura média 90ºC). Sem borbulhar, para não perder na quantidade.

8. Caso prefira obter um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.

9. Ao despejar a água quente, é importante umedecer todo o pó, começando das extremidades até o centro (em espiral) de forma constante, sem mexer com a colher. Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café.

10. Não exceda de 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não cause perdas das propriedades de seu café.

11. Após terminada a filtragem, jogue fora o filtro e o pó de café utilizados. Jamais passe novamente a água quente pelo filtro e café esgotado no processo.

12. Sirva seu café coado na sua xícara preferida!

Nota: A preparação em cafeteiras elétricas utiliza as mesmas etapas descritas, com exceção dos itens de 7 a 10.


Gostou da dica de preparo?! Então, bons cafés coados!


E volte para nos contar como foi sua experiência! 😊👌🏻✅



DICA PRÁTICA NA HORA DE ESCOLHER A MOAGEM:

Grossa: utilizada nas cafeteiras Francesa (French Press) e Aeropress.
Média: para o café espresso ou bialetti. Já que o café é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja um pouco mais grossa que a fina.
Fina: para o café com filtro (garrafa térmica ou cafeteira elétrica).
Pulverizada: para o café turco, devido ao pó ser adicionado e mexido na água.


*  *  *

Momento Lojinha Grão Do Dia

Dica 1: Procurando por produtos para o preparo do seu café?! Utilizem nosso cupom de desconto GRAODODIA e ganhem 5% em cima do valor de sua compra pelo site Café do Barista: www.cafedobarista.com.br!

Não é demais?! Acessem e confiram, tem muita coisa boa por lá.
E boas compras com o nosso cupom parceiro!!!

 Dica 2: Utilize o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas abaixo e pesquise por sua cafeteira ou caneca ou seu coador HarioV60 preferidos! Temos os melhores descontos, mas para isso, use nosso link:

Buscador de Super Ofertas Grão Do Dia

Comentários

Postagens mais visitadas