Pular para o conteúdo principal

Destaques

Aquarela com Cafés no Brasil: Pintando com Café

Já conhecem o Coffee Art?! Esta técnica conhecida pela pintura com blends de café sobre o papel tem sido bastante comentada em todo o mundo. E aqui no Brasil? Sabem quem é a artista pioneira nesta técnica com aquarelas?

A artista plástica Débora Santos, 30 anos, que é de Mogi das Cruzes (SP), mistura a bebida mais saborosa do mundo com arte e cria telas vivas e impressionantes! Sendo a pioneira em sua arte aqui no Brasil. Demais, né?! Mixando a arte da pintura com o prazer de um gole de café.



Podemos chamar de, literalmente, dar um novo sabor e aroma à arte!

Desde os 11 anos de idade, Débora já vinha aprendendo a pintar com pinturas a óleo. A base de suas inspirações foram o amor pela arte, além de ter seu pai, também artista plástico, como uma inspiração.

A técnica com as aquarelas, usando diferentes blends de café para conseguir as tonalidades perfeitas, veio se aprimorando com o tempo. "Tudo que tem cor é possível transformar em tinta. Misturando pó de café e água con…

Dica para Preparo de Café com Filtro de Papel

Bom pessoal, para quem ainda não conhece o passo a passo para o preparo de café com filtro de papel, ou ainda não se arriscou e pretende começar embora não saiba o que vem primeiro, confira essa matéria e saia daqui pronto para preparar o seu primeiro cafezinho coado!


Irei começar o post com a seguinte dica: utilize cafés com moagem média ou fina (confira ao final do post uma explicação que preparei sobre os diferentes tipos de moagem! Bastante útil!).

Tudo pronto?! Vamos começar:

1. O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros.

2. Dobre sempre o filtro de papel nas ranhuras para que ele se encaixe perfeitamente nas paredes do porta-filtro.

 
3. Atenção: Caso você só possua o filtro de papel tradicional Melitta (conforme figura acima), e precise preparar seu café utilizando o método de coado com o Hario V60, dobre o filtro em uma das extremidades de forma a transformá-lo em um triângulo. Voilà!


4. Para a quantidade de pó, utilize uma medida padrão. Conforme já comentei no post Dicas para um Bom Preparo de Café, recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). Essa é a medida padrão, mas fica meio que a seu critério de gosto e intensidade de sabor. Quanto mais pó, mais forte o sabor do seu café.

5. Antes de adicionar o pó no filtro de papel, aqui mais uma dica bacana: molhe levemente o papel despejando apenas um pouco da água já fervida, mas bem pouco. Essa medida tira mais do 'sabor' do papel, preparando seu filtro para receber o pó de café na sequencia.

6. Coloque o pó no filtro. Não aperte, nem compacte a camada de café.

7. A água não deve ferver (temperatura média 90ºC). Sem borbulhar, para não perder na quantidade.


8. Caso prefira obter um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.

9. Ao despejar a água quente, é importante umedecer todo o pó, começando das extremidades até o centro (em espiral) de forma constante, sem mexer com a colher. Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café.

10. Não exceda de 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não cause perdas das propriedades de seu café.

11. Após terminada a filtragem, jogue fora o filtro e o pó de café utilizados. Jamais passe novamente a água quente pelo filtro e café esgotado no processo.

12. Sirva seu café coado na sua xícara preferida!

Nota: A preparação em cafeteiras elétricas utiliza as mesmas etapas descritas, com exceção dos itens de 7 a 10.


Gostou da dica de preparo?! Então, bons cafés coados!

Fotos: Divulgação.
E volte para nos contar como foi sua experiência! 😊👌🏻✅
E não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a #GraoDoDia.

DICA PRÁTICA NA HORA DE ESCOLHER A MOAGEM:


Grossa: utilizada nas cafeteiras Francesa (French Press) e Aeropress.
Média: para o café espresso ou bialetti. Já que o café é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja um pouco mais grossa que a fina.
Fina: para o café com filtro (garrafa térmica ou cafeteira elétrica).
Pulverizada: para o café turco, devido ao pó ser adicionado e mexido na água.

*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor para o seu dia -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

 *  *  *

Momento Lojinha Grão Do Dia ☕

 Dica: Utilize o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas abaixo e pesquise por sua cafeteira ou caneca ou seu coador HarioV60 preferidos para preparar suas bebidas!

Temos os melhores descontos, mas para isso, use nosso hotsite:
Hotsite Navegador de Super Ofertas Grão Do Dia

Comentários

Popular Posts