Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ônibus vermelhos de Londres serão movidos a Café

Já ouviram essa?! Combustível que mistura borra de café com óleo diesel! Isso aí, essa ideia desenvolvido pela startup britânica Bio-bean, está sendo aplicada nos famosos ônibus vermelhos de Londres... e a promessa é que pode diminuir bastante (em até 80%) a emissão de poluentes na capital britânica.

Os icônicos ônibus vermelhos de dois andares de Londres em breve rodarão com um biocombustível feito parcialmente de borra de café. E o que dizer sobre isso... Eita ônibus londrinos, primeiramente, nós te entendemos super... rs.

Será que o aroma de cafezinho vai invadir a cidade?! Hein hein.. confiram!


O combustível será fornecido por um projeto de demonstração criado pela Bio-bean, uma empresa com sede em Londres que se uniu à Royal Dutch Shell para a iniciativa. Serão produzidos 6.000 litros do combustível por ano.

Com o aumento da pressão pública contra o uso de alimentos como combustível, as empresas estão se concentrando cada vez mais em biocombustíveis produzidos a partir de resídu…

Conservando o seu Café

O café como qualquer produto orgânico e perecível, necessita de cuidados extra com o seu ciclo de vida útil. E para que a qualidade dos seus grãos seja mantida, o Grão Do Dia selecionou as melhores dicas para que você conserve seu café, mantendo o sabor e o aroma por muito mais tempo!

Lembrando que o café, como alimento, deve sempre ser consumido fresco. Isso é o ideal. A proximidade de consumo com a data de sua torra garante o frescor do café. Mas, caso isso não ocorra, e como muitas vezes adquirimos grãos de café que precisamos guardar o restante para os demais dias, iremos ajudá-los a conservar melhor os seus grãos.



Mas antes, iremos explicar a vocês quais os grandes inimigos do café.

# Os Inimigos do Café


São 4 os piores inimigos do café: o ar, a umidade, o calor e a luz. Cada um destes fatores deve ser evitado, tanto na hora da compra como na hora de sua armazenagem. Isto porque estes 4 elementos interferem através de suas propriedades, contribuindo para a deterioração ainda mais rápida do seu café.



Bom, vamos agora às dicas de melhor conservação de seu café:


1. A Escolha dos Potes


Vale aqui ressaltar que as embalagens originais do café são especificamente concebidas para conservar todas as propriedades e qualidades do café até o momento de consumo, ok?! Depois de aberto, é sempre bom transportá-lo para um outro recipiente. Creio eu que você já tenha um pote de preferência que costuma guardar seu café. Mas observe uma coisa... os melhores potes para conservar o café depois de aberto são os de vidro, de cerâmica ou de metal. E outro ponto... desde que sejam hermeticamente fechados, com tampas herméticas.

O plástico também é uma opção válida desde que o recipiente seja, como já citado,  hermeticamente fechado. Ah, e armazenado num local escuro e fresco.


2. Manter Longe da Luminosidade


Os grãos ou até mesmo o próprio pó do café necessitam ser armazenados em locais que não estejam expostos a luz. Então a melhor maneira de conservá-lo é mantê-lo dentro do armário ou dispensa, de modo que ele também não fique próximo de produtos que tenham odores fortes, como outros alimentos ou materiais de limpeza. Evitar também fontes de calor como o fogão, forno e micro-ondas, assim como locais que são alvos de exposição solar direta.

Os melhores locais para guardar café são em espaços sem umidade, arejados e escuros, como em uma despensa ou armário.

3. Atenção ao Guardá-lo na Geladeira


A geladeira também é um dos lugares preferidos por algumas pessoas para se guardar os grãos de café (ou o café em pó). Ela consegue manter o café na temperatura adequada, aumentando seu ciclo de vida. Mas lembre-se, sempre em potes hermeticamente fechados para impedir a entrada da umidade externa.

E vale ainda ressaltar que, quando aberto, o café tem validade de até 15 dias, e caso ele for armazenado na geladeira, pode durar até 1 mês.


Obs.: Na hora de comprar um bom café de gôndolas de supermercado, verifique a data de validade e opte sempre por embalagens menores e que possuem selo de certificado da ABIC. Uma outra dica é verificar se o grão é 100% arábica.


YES!!! Agora seu café está protegido dos 4 inimigos: o ar, a umidade, o calor e a luz!
E será melhor conservado!

Até a próxima matéria, pessoal!!!!


E você, já conferiu se o seu café está fechadinho do jeito certo?
Que tal correr lá na sua despensa e conferir? 😊


Não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.

Fotos: Divulgação.


*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

 *  *  *

Momento Páscoa Lojinha Grão Do Dia ☕

 Dica: Utilize o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas abaixo e pesquise por sua cafeteira ou caneca ou seu coador HarioV60 preferidos para preparar suas bebidas acima!

Temos os melhores descontos, mas para isso, use nosso hotsite:
Hotsite Navegador de Super Ofertas Grão Do Dia

Comentários

Popular Posts