Pular para o conteúdo principal

Destaques

Quarta com Poema, Diana Melo

Poema enviado por Diana Melo - Título: Quando a Janela Abre

quando a janela abre
o dia
o ônibus que demora
a hora de comer
dois maços de papel embaixo do braço
vontade de
um assobio
descansar quem sabe
um guardanapo
e café
tudo o mais espera agora.


- Fim -

Até o próximo poema, pessoal!!!


 Autora: Diana Melo
 Facebook - Instagram
 Formada em Letras, mãe da Marina, instrutora de Ioga, cat lover, Fortaleza-CE.
 E uma amante de um cafezinho bem tirado!
Confira também:
'Bom Dia', Café com Poesia, por Cristiano Melo.
A Paixão por Café por Arnaldo Assis 
Crônicas de Jaque: Café com Paixão


Gostaram do poema da Diana? =)
Você tem algum texto que queira compartilhar e tê-lo publicado aqui no GrãoDoDia?

Envia para a gente! Manda uma mensagem aqui nos comentários com o link para o seu texto, e a gente publicará com os devidos créditos!

Descontos em suas compras online! Só com o #GrãoDoDia! As melhores ofertas estão aqui >> https://t.co/AdUsElkMTw#SuperOfertas#descontospic.twitter.c…

Estão falando 'Cafesês', e Agora?!

Está perdido(a) com alguns termos e palavras usadas no mundo cafeeiro?! Algumas delas muito técnicas - um verdadeiro 'cafesês' - e ao olhar para um cardápio ou mural de cafeteria bate sempre aquela dúvida: 'Então, já ouvi essa palavra'! Ou ao conversar com um amigo, e no meio de um convite para um café, ele usa uma palavra que você não entendeu muito bem!

Bom, já conhecemos a famosa versatilidade do café! E com ela, os diferentes tipos de ingredientes que podem mudar e dar, além de ainda mais sabor à nossa bebida favorita, uma nova identidade. São diversos os ingredientes e claro, quanto maior a quantidade, mais nomes diferentes surgem para o mercado cafeeiro. Isso sem falar dos dispositivos e invenções que são criadas a cada dia!

Só queria dizer que, seus problemas acabaram! Rs. Montamos uma listinha com algumas palavras que podem ajudar você!




# Glossário do Café


  • Aeropress: é um dispositivo peculiar e amável, facilmente a mais portátil e durável opção para se fazer um café de qualidade através da pressão. Trata-se de uma extração por ar comprimido com o café passando por um filtro (de papel ou de metal). 
  • Cold Brew, ou café frio (e não gelado): é um tipo de café extraído a frio, ou seja, não tem contato com água quente como ocorre na forma tradicional. Por usar água fria, o processo de obtenção da bebida é bem mais lento (pode levar até 18 horas).
  • Iced Coffee: é um café “normal”, feito com água quente e depois resfriado. A diferença aqui com relação ao Cold Brew, é que quando o café passa pelo filtro, ele cai no gelo e é resfriado imediatamente.
  • Chemex: é um método de extração com filtro de papel extremamente charmoso, com filtro e refratário em uma mesma estrutura estilosa e elegante. 
  • Americano: Leva água quente no próprio café e a quantidade pode variar. Ficando com aquele aspecto mais 'aguado'.
  • Pingado: Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.
  • Média: Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café espresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino. Também pode ser chamado de Cortado.
  • Macchiato: também conhecido como espresso macchiato, é um café com leite típico da Itália, consistindo num café espresso misturado com uma pequena quantidade de leite quente com espuma. Nosso preferido!
  • Breve: Este maravilhoso café leva uma dose de espresso e creme half and half, mas não é muito comercializado no Brasil pela dificuldade em encontrar este creme por aqui.
  • Hario V-60: é um meio prático de fazer café coado direto em uma xícara ou outro recipiente. Método limpo e descomplicado.
  • Mocha: Leva calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e café espresso. Pode ser chamado também de Mocaccino.
  • Moka, ou cafeteira italiana: uma cafeteira que funciona com pressão à vapor, proporcionando um café de sabor intenso. Veja como utilizá-la em nossa matéria.
  • Prensa francesa, ou 'french press': Simples e rápida, ela infunde água e café juntos, depois, o filtro de malha é empurrado separando o pó de óleos e partículas finas. 
  • Cappuccino: embora muitos conheçam, mas que vale a pena explicar o preparo pois confunde às vezes. É uma bebida italiana preparada com café espresso e leite. Um cappuccino clássico, muito famoso no Brasil consiste em 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. E não tem chocolate, hein! 
  • Espresso: além de ser um termo muito utilizado, a sua escrita está sempre em pauta de discussões por aí. Podendo ser escrito como 'expresso' (as duas formas estão corretas e possuem seus 'defensores' pela internet afora, com seus argumentos próprios e pontos de vista). Bom, voltando, é um método de preparar café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído.
  • Irlandês:  Um café que é acrescentado uísque irlandês com uma camada de creme ou chantilly.
  • Hawaiano: É um café que leva leite de coco em sua mistura.
  • Tailandês: É servido gelado. Prepara-se o café através de infusão do café moído e separa-se para gelar.
  • Árabe: Este interessante café contém canela e cardamomo em sua mistura.
  • Caribenho: É um café curioso, onde é acrescentado calda de açúcar, uma dose de rum, licor de café, gelo, creme de leite e meia dose de Martini, de preferência light, ou leite de coco e claro, café bem forte.

Conferiu? Agora veja se o seu paladar dá match com sua linguagem, e nos conte nos comentários abaixo! ❤️


E até o próximo post!!!!
Gostaram? Conta aqui pra gente qual a palavra do cafesês mais te deixava sempre com aquela pulguinha atrás da orelha?

Marquem seus momentos cafezinho usando a #GraoDoDia.



*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor para o seu dia -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

 *  *  *

Momento Lojinha Grão Do Dia ☕

 Dica: Utilize o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas abaixo e pesquise por sua cafeteira ou caneca ou seu coador HarioV60 preferidos para preparar suas bebidas acima!

Temos os melhores descontos, mas para isso, use nosso hotsite:
Hotsite Navegador de Super Ofertas Grão Do Dia

Comentários

Popular Posts