6 Fatos Científicos que todo Apaixonado por Café deve saber

By Alex Melo - dezembro 12, 2017

Você sabia que existe um melhor horário para o corpo ao se tomar um cafezinho? Ou que o café também é o preferido das abelhas?

Então vamos lá, preparados para as curiosidades que separamos aqui e que a ciência nos conta à respeito de uma das bebidas mais consumidas do mundo?

Confira com a gente a listinha que montamos!

Foto Divulgação Acervo iStock.

6 Fatos Científicos sobre o Café


Melhor horário para tomar café

Sim, segundo estatísticas e estudos, pelo visto nosso corpo humano não necessita de café logo após acordar... É que nosso corpo produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. O cortisol é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Dicas: se você se levanta às 8h, tome café a partir das 9h30. No período da tarde, o ideal é tomar uma xícara entre 13h30 e 17h, quando o hormônio reduz sua quantidade no organismo. Ou tomar a qualquer hora, e ajudar nosso corpo com esse hormônio! Rs.

Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.

Conheça nossa amiga cafeína. Tem uma selfie dela aqui!

Em um microscópio eletrônico, esta é a aparência da cafeína:

Foto: Wellcome Image Awards/ Reprodução.
A cafeína forma naturalmente pequenos cristais de 40 micrômetros de tamanho. A foto acima venceu um prêmio de fotografia científica em 2012, por mostrar algo comum e rotineiro em um ângulo diferente.

Café pode ser viciante

Quanto mais café você toma ao longo dos anos, maior é a possibilidade de alterar a química do seu cérebro. Com o aumento do consumo de cafeína, mais receptores de adenosina são produzidos e você automaticamente vai precisar beber mais café para poder conectá-los. Esse processo, por sua vez, pode causar dependência! Xiii!

Os efeitos da cafeína surgem 10 minutos após o primeiro gole

Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta.

Abelhas também amam café

O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas e também pode melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science. Há, as abelhas realmente tem bom gosto!


Veja também:

Gostaram das curiosidades sobre o café?
Caso saibam alguma outra, mandem aqui para a gente!
E não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.

Foto Divulgação Acervo Wix.

*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

 *  *  *

Momento Lojinha Grão Do Dia ☕

Navegador de Super Ofertas

Utilize acima o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas GrãoDoDia para suas compras online. Temos os melhores descontos online, faça o teste!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários