Receba as Matérias e Novidades do GrãoDoDia

30 Curiosidades Sobre o Café

By Alex Melo - fevereiro 08, 2018

E QUE TAL ESSA?! Afim de alguns conhecimentos e fatos históricos sobre o café? Informações super válidas e curiosas sobre a nossa bebida preferida... Uma BOA, hein!

Então olha só, montamos cuidadosamente em forma de listinha para você aqui na nossa matéria 30 curiosidades quentes como uma boa xícara. Quer ver? Confira abaixo. ;)

Foto Imagem Acervo Pixabay.

Lista: 30 Curiosidades sobre o Café


1- O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo. A água fica com a 1ª posição.

2- Nome científico: Coffea Arabica.

3- O café é o 2º elemento mais comercializado do mundo, perdendo para o petróleo.

4- Seu cultivo ocorre em países quentes dos continentes América, Ásia e África.

5- A origem do nome 'Café' gera algumas divergências: alguns historiadores acreditam que tenha surgido de 'Kaffa', suposto local de origem da planta, outros acham que o termo provém da palavra árabe 'Qahwa' que significa vinho.

6- O café foi descoberto na Etiópia por volta de 850 d.C., porém não foi reconhecido até que se espalhou para a cidade de Moca, no Iêmen, e se tornou firmemente estabelecida como uma bebida popular.

7- Nessa época, muitos viam o café como um tônico ou droga para o cérebro, que servia como uma forma de estimular visões religiosas.

8- Os árabes foram os primeiros a cultivar plantas de café na Península Arábica. Eles tipicamente torravam os grãos e depois ferviam, fazendo a bebida chamada qahwa (citada no item 3).

9- Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por/ vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. Seu suco também poderia ser fermentado para ser transformado em bebida alcoólica.

10- Chegou a ser proibido em Meca pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou 'bebida do diabo'. A igreja católica também o demonizou por ser oriundo do lado pagão do mundo, o Oriente.

11- Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã! Rs. Pode isso?!

12- As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.

13- Um belga chamado George Washington inventou o café instantâneo em 1906, na Guatemala.

14- Os turcos chamam seus cafés de 'escolas para sábios'.

15- O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota específica de café.

16- O café no Brasil era servido com bolos de fubá, broinhas, polvilho ou bolinhos de tapiocas.

17- Desde sua origem, no Oriente, sempre existiram casas especializadas em servir a bebida.

18- O termo 'café com leite' assumiu importância entre os historiadores para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico – 1894 e 1930 – quando as elites  produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.

19- Desde sua origem o café sempre esteve associado a requinte, urbanização e intelectualidade.

20- Alguns historiadores apontam que o café atrasou a industrialização no Brasil. Embora outros digam que o rendimento e capital adquirido com o café foi primordial para impulsionar nossa industrialização.

21- Com mais de quatro bilhões de cafeeiros, o Brasil é o maior produtor mundial de café.

22- Vietnã, Indonésia, Colômbia e Índia completam os 5 principais países produtores de café.

23- Os cafezais são cultivados em mais de 70 países, principalmente na África, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e América Latina.

24- Estudos mostram que homens que bebem seis ou mais xícaras de café diariamente diminuem seu risco de desenvolver câncer de próstata em 20%.

25- Estudos mostram que beber café reduz o risco da doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, doenças cardiovasculares, Diabetes Tipo 2, Cirrose e Gota.

26- Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.

27- Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

28- Baristas são os profissionais especializados na preparação de café de alta qualidade. Também trabalham criando novas bebidas baseadas em café.

29- A palavra 'cappuccino' surgiu no século XVI estando associado a Ordem dos Capuchinhos, reconhecidos por seus capuzes ou cappuccinos (em italiano).

30-  Cafemancia é uma técnica usada para descobrir o futuro através da borra do café.



Gostou?! Tem bastante coisa legal, né?!
Se você conhece mais alguma comenta aqui embaixo pros nossos demais amigos coffeelovers! =)
 
E não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.


Foto Imagem Acervo Pixabay.

*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

 *  *  *

Momento Lojinha Grão Do Dia ☕

Navegador de Super Ofertas

Utilize acima o nosso navegador exclusivo de Super Ofertas GrãoDoDia para suas compras online. Temos os melhores descontos online, faça o teste!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários