Receba as Matérias e Novidades do GrãoDoDia

Sabe a Diferença entre Café Especial, Gourmet e Orgânico?

By Alex Melo - dezembro 06, 2018

A Terceira Onda do café chegou de vez no Brasil e o jeito dos brasileiros de tomar café vem passando por uma mudança radical. Vários grãos de café torrados e moídos já são vendidos com selos de procedência, o que garante a qualidade do nosso café!

Mas a dúvida permanece. Qual a diferença entre um café gourmet e um café orgânico ou entre um café especial e um café gourmet? Você já sabe o que está tomando?

Aqui a gente explica: nem sempre café gourmet e café orgânico são a mesma coisa! Mas todo café gourmet é um café especial! Complicou? Descubra logo abaixo as diferenças! =)

Foto Acervo Pixabay.

Café Especial


De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai de 0 até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:
  • Aroma
  • Uniformidade
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia
  • Ausência de Defeitos
  • Conceito Final (Parte subjetiva da avaliação final dada pelo classificador na pontuação da amostra)

Da mesma forma, de acordo também com a BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), os atributos de qualidade do café cobrem uma ampla gama de conceitos - conforme vimos acima - que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social.

Para tornar essa avaliação algo mais prático, as notas são atribuídas aos lotes provados via cupping, e a escala de 0 a 100 pontos é atribuída a cada lote de cada grão provado. 

Para ser considerado um café especial: a pontuação após avaliação precisa atingir o mínimo de 80 pontos de acordo com a Metodologia SCA.

Café Gourmet


Um café de qualidade superior é aquele cujo modo de produção é feito de maneira especial para garantir a qualidade do grão. Os cafés gourmets são conhecidos no mercado por terem aromas, sabor, corpo e acidez marcantes e controladas, conforme os critérios de um café especial.

É um café livre de muitos defeitos e feito para ser degustado enquanto bebido.


O café gourmet segue uma série de regras de produção que garantem qualidade superior em relação a outros grãos, e que também passa por avaliação e submissão a notas dadas por classificadores profissionais, garantindo seus selos de padrão e qualidade superiores. O critério para sua classificação também é bastante subjetivo, dependo de um padrão de notas e opinião dos classificadores.

Café Orgânico


Já o café orgânico assim como qualquer alimento, deve ser:
  • Livre de agrotóxicos
  • Livre de insumos artificiais, como os adubos químicos
  • Livre de radiações durante a fase de processamento
  • Livre de corantes, aditivos químicos, aromatizantes, etc

E acima de tudo não pode ser transgênico!

Aqui vai uma curiosidade sobre gourmets e orgânicos: cafés gourmets podem ser orgânicos e alguns cafés orgânicos podem ser gourmets. Isso não significa que um grão gourmet seja necessariamente orgânico e vice-versa.

Resumindo, para ser considerado orgânico, o café precisa ser produzido livre de utilização de agrotóxicos e atender a todos os critérios citados acima.

Gostou? Bons cafés, sejam eles especiais, gourmet ou orgânicos!!!! 💖
A Terceira Onda também chegou aqui no GraoDoDia. Chega de cafés de supermercado! Rs


Não deixe de marcar seus momentos cafezinho usando nossa #GraoDoDia.

Foto Acervo Pixabay.

*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor -
IG: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários