Receba as Matérias e Novidades do GrãoDoDia

+Coffeelovers

Selo BSCA. O que Significa?

By GraoDoDia - março 21, 2019

Hoje em dia é cada vez mais evidente que o paladar do consumidor brasileiro para o café vem se tornando mais e mais exigente! Fato!!! São muitas as cafeterias, coffee bars e serviços online que apresentam o café especial como protagonista, basta olhar à sua volta.

Assim como acontece com o vinho, é perceptível as diferentes notas especiais no café, e que também podem ser categorizadas e pontuadas. A mais conhecida forma de classificação de seus aromas e sabores está na Roda Sensorial, já mostrado por nós do GraoDoDia.

Há também uma associação que eleva os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos ao mercado interno e externo: a BSCA.

Já ouviu falar do Selo de Qualidade BSCA? Sim, seu café especial tem certificado!

Conheça mais sobre ela conosco e avalie você mesmo seu cafezinho! ;)

Imagem Site Oficial BSCA-Cafés Especiais do Brasil.

O que é a BSCA


A BSCA é a única instituição brasileira a certificar lotes de café com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais. Assim, o produtor com fazenda certificada, ao se tornar membro, também pode garantir seu lote quanto à qualidade com o Selo BSCA, agregando valor na comercialização do seu produto.

Identificando um Café Especial


O que caracteriza um café especial? Cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados.

Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.

Na página inicial da BSCA você pode checar a validade de certificações e selos apenas digitando o número e clicando no botão verificar logo acima do selo à direita da página. Faça o teste aqui.

Certificação BSCA


A certificação BSCA ajuda o produtor de café no processo de qualidade do seu grão. Mas antes, ele precisa da certificar a sua propriedade, que é o primeiro passo de se requerer o Selo de Qualidade BSCA para o seu produto.

Com a certificação da propriedade em mãos, há a garantia de que o café foi produzido dentro dos pilares ambientais, sociais e econômicos respeitados (como a comprovação de que a água, florestas, áreas de preservação, rios, córregos e o próprio clima estão preservados).

Por todas as ações, iniciativas e sucessos, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Fonte: BSCA - Brazil Specialty Coffee Association.


Veja Também:

E aí, curtiu? Comenta aqui! ;)
Não deixem de marcar seus melhores momentos com café usando a #GraoDoDia.

Imagem Site Oficial BSCA-Cafés Especiais do Brasil.

 *  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor para o seu dia -
Ig @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários