Receba as Matérias e Novidades do GrãoDoDia

Tipos de Cafés [grãos] no Brasil. Confira!

By GraoDoDia - maio 25, 2020

Sabemos que há uma infinidade de tipos de grãos de café mundo afora. Principalmente da categoria arábica. O Brasil está entre os maiores países produtores e exportadores de café do mundo e possui diferentes regiões que produzem o grão!

Você já conhece as diferentes e diversas variedades de tipos de grãos que o nosso país já possui??

Listamos abaixo os principais tipos cultivados no Brasil e os mais apaixonantes! Que, claro, estão sempre em nossas xícaras! Confira os detalhes de aroma e sabor de cada um, e se souber de mais algum que não citamos, deixa nos comentários! =)

Acervo Pixabay.

Variedade de Cafés no Brasil

Catuaí (Amarelo e Vermelho)

É um café leve e suave com acidez média, do tipo arábica. Um dos poucos que se pode tomar sem açúcar. Plantado em altitudes mais altas proporcionam um sabor mais acentuado, permitindo ao grão de café absorver com maior intensidade os açúcares naturais durante seu processo de maturação. Sendo um dos preferidos dos produtores brasileiros.

Catucaí (Amarelo e Vermelho)

Surgiu do cruzamento natural entre a variedade Icatú e Catuaí, que significa “muito bom” e daí se origina o nome, que é uma combinação dessas duas palavras e que faz jus ao nome recebido, pois é realmente delicioso. Também do tipo arábica, foi desenvolvido em 1988, ele é suave e com acidez média, tem gosto bem doce, sendo um dos poucos cafés que se pode tomar sem açúcar, ideal para os diabéticos ou para pessoas em fase de reeducação alimentar. Essas características se derivam da maneira como ele é plantado, geralmente em altitudes bem altas a fim de permitir que o grão absorva melhor os açúcares naturais durante o processo de maturação. Por essa necessidade de ser cultivado em lugares altos e com temperaturas médias, entre 18 a 22ºC, é que se adapta tão bem à região da Serra da Mantiqueira

Bourbon (Amarelo e Vermelho)

É considerada uma das maiores variedades para a produção de cafés gourmet, do tipo arábica. Seu aroma intenso, suavidade, textura achocolatada e sabor adocicado conferem características únicas. Porém, vale lembrar que solo, clima, altitude e processos de secagem são fundamentais para maximizar todas essas características. As plantas são as mais altas, chegando até 3 metros de altura apresentando um formato cilíndrico. Sua produtividade é inferior quando comparadas às demais variedades comerciais, pois é muito susceptível a pragas e doenças.

Robusta (ou Conilon)

O café feito com este tipo de grão contém mais cafeína e é indicado para quem prefere uma bebida forte e com gosto mais amargo. A planta Coffea Canephora, originária da África ocidental, é cultivada em diversos países, inclusive aqui no nosso Brasil. Se desenvolve com facilidade em regiões de clima quente e úmido e em altitudes de até 600 metros. O grão originário desta planta apresenta maior resistência a pragas do que o tipo Arábica. E por estas e outras razões, é até de certa forma mais econômico de se cultivar plantações de Robusta.

Mundo Novo

Os frutos apresentam boa uniformidade de maturação em razão das 3 floradas. Com a primeira produzindo 10%, a segunda 80% e a última 10%. Isso propicia um café de ótima qualidade, devido ao baixo porcentual de grãos verdes obtidos na colheita. Sendo um cruzamento entre 2 tipos, o Sumatra (ou Typica) e o Bourbon Amarelo (50% Bourbon e 50% Typica Sumatra).

Acaiá

Costuma apresentar notas que lhe remetem a frutas, sendo mais suave. Originou-se da seleção de plantas individuais de cultivo Mundo Novo, sendo portanto, originado de um Mundo Novo. O nome Acaiá, em tupi-guarani, significa frutos com sementes grandes, o que caracteriza os cultivos deste grupo. É possível que as sementes maiores de Acaiá tenham provindo da Sumatra. Para um sabor mais forte e corpo intenso, este café pode ser harmonizado com grãos de Bourbon.

Catimor

Criado em 1959, é uma mistura do café Caturra e Timor Hybrid. Sua qualidade é média, mas possui um bom rendimento além de ser resistente à ferrugem.

Icatu

Café Icatu é a junção dos cafés híbrido de Timor e Caturra. Possui fruto amarelo, sua planta é bastante resistente e ele se adapta bem a qualquer tipo de solo.

Maragogipe (Café arábica L. ‘Maragopipe’)

Também chamado de café elefante. Este tipo é uma variação de Coffea Typica descoberta em 1844.
Origem: Maragogype na Bahia


Curiosidade: Mesmo que existam mais de 60 espécies de grãos pelo mundo, o Robusta (ou Conilon) e o Arábica são os tipos mundialmente cultivadas e comercializadas.


E você, já tem seu preferido? Prefere mais um Catuaí, ou um Mundo Novo? Comenta aqui! =)
Não deixem de marcar seus melhores momentos com café usando a #GraoDoDia.

Acervo Pixabay.

*  *  *

Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia ☕  
- um pouco de café - um pouco de cor para o seu dia -
IG: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários